Cédula Profissional

A importância da cédula profissional

A cédula profissional é um documento de extrema importância, uma vez que é um comprovativo emitido pelo Ministério da Saúde, que atesta a adequabilidade da formação académica para o exercício da profissão.

Todos os profissionais, após a conclusão da sua formação académica, devem requerer a sua Cédula Profissional, junto da Administração Central do Sistema de Saúde. Para tal devem dirigir-se pessoalmente ao local, acompanhados dos documentos originais ou fazer o pedido através do site da ACSS

A Cédula Profissional tem atualmente o valor unitário de 60 euros.

Após a conclusão do reconhecimento e registo profissional, a informação sobre o nome e área profissional do respetivo Técnico de Diagnóstico e Terapêutica passa a constar da lista dos técnicos habilitados para o exercício das profissões de diagnóstico e terapêutica atualmente existente no sítio da internet da Administração Central do Sistema da Saúde.

A cédula profissional é objeto de registo público, permitindo aos cidadãos a consulta dos profissionais com formação adequada e, assim, a utilização esclarecida dos serviços prestados.

Requerer a sua cédula profissional